sábado, 22 de maio de 2010

Funeral nos EUA

Pessoal,
Vocês se lembram, eu até coloquei num post tempos atrás, que eu tinha três trabalhos né? Só pra lembrar: Companhia de limpeza, Associação de Brasileiros de New Jersey e dois jornais brasileiros locais. Pois bem, há três meses atrás eu deixei para trás os dois últimos empregos e fiquei só com a cia de limpeza, pois eu estava me sentindo muito cansada e queria ter um pouco mais de tempo para mim e  o esposo depois do "recomeço", acho que vocês se lembram também né? Pois é, mas acho que uma das minhas missões durante esta passagem neste mundo é trabalhar mesmo....Já tem dois meses que eu voltei pra Associação  e agora também estou trabalhando a noite em festas e funerais... é isso mesmo pessoal... Minha mãe precisa fazer uma cirurgia na bexiga e o convênio não cobre anestesista e médico... meu irmão mais novo está doente e não está podendo trabalhar...então quem a não ser eu a ajudá-los?  Tive que voltar a trabalhar e dobrado pra dar conta de assumir essas responsabilidades. Não está sendo fácil, porém, faço com todo meu coração, pois pra  minha familia eu me dou inteira e sei que todo o meu esforço é por uma boa e justa causa.
Porisso meu blogueto tem ficado meio de lado...ando só o pó mesmo...tem dias que estou tão cansada que o corpo não quer descansar..engraçado né? o sono não vem e é nessas horas que eu fico lendo vocês, mas escrever mesmo falta vontade. Levei uma bronca grandona do marido hoje...ele até chegou a dizer que se eu continuar nesse ritmo eu vou acabar ficando doente...que eu já não sou mais uma mocinha...bla..bla..bla... que se eu ficar doente ai que não vou poder ajudá-los mesmo...bla...bla..bla... tá eu sei que ele está com razão, mas o que eu posso fazer se meu ritmo é esse e que enquanto eu não ver eles bem eu não vou parar?
Mas, enfim, quero contar uma situação que ao mesmo tempo que é triste, pra mim se torna engraçado.
São os funerais aqui nos EUA. A pessoa morre hoje...Ai depois de liberação do hospital o  corpo do (a) falecido(a) vai pro Funeral Home pro velório. Lá a pessoa fica uma semana sendo velada...ai que horror né?
Mas eu fui convidada pra trabalhar pra uma cliente durante o funeral do esposo dela...tadinho, que Deus o  tenha...era tão bonzinho e alegre...mas...ai que entra a parte engraçada ( pra mim ok?) Olha só a rotina...
De manhã é servido na casa da familia, café, chá, bolos, pães, biscoitos... ai vai todo mundo pro funeral home... chega lá todo mundo fica no maior papo...rindo, conversando como  se nada tivesse acontecido... e o defunto tá lá...quietinhooooo... ai chega alguém e dá os pesames... a viúva chora um pouquinho...daqui uns minutos já tá todo mundo rindo de novo...e assim vai até a hora do almoço. É contratado o serviço de um restaurante e todo mundo vai pra casa da viúva. Almoçam, batem papo riem e quem pode volta pro funeral home e quem não pode  vai cuidar da sua vida. A noite voltam todos pra casa da viúva de novo, tomam café, bolo, biscoito e vão pra casa decansar. No dia seguinte é tudo igual  de novo... o bom é que dentre a coisas boas que são servidas tudo o que sobra, que aliás é muita coisa, vem pra minha casa e eu distribuo pros amigos também, porque senão vai tudo pro lixo...bolos, biscoitos, filé mignon,.. já pensou? eu fico com pena e trago tudo. Essa semana não foi preciso cozinhar nada aqui em casa e só comemos coisas  boas.. não são restos não!!! são coisas que sobram e nem foram tocadas. Até hoje eu não entendi porque demoram tanto pra enterrar os mortos aqui...eu até perguntei pra cunhada da minha cliente como  que o corpo não fica fedorento... ela disse que eles tiram tudo de dentro, como dizem a  nossa "buchada" kkkkkkkkkkkkkkkk. Os orgãos internos, claro. Era óbvio, mas é que eu ando um pouco burra esses dias.. não é loirice não...é cansada mesmo... Mas, enfim, era isso que eu queria contar pra vocês hoje.
Ahhh... faltam 43 dias pro meu filho voltar pra casa e também tem isso, eu to dando uma geral na casa, pintando, arrumando o quarto dele e preparando a festa de volta a casa e aniversário dele. Vamos fazer uma festa do Hawai e eu já andei comprando algumas decorações, se der eu coloco fotos aqui, senão vocês vão ver nas fotos da festa. Estou precisando de dicas pra comida da festa. Vamos estar no auge do calor, então é preciso comidas leves... me dá sugestões????
Então é isso, tenham todos um lindo domingo... beijos

21 comentários:

Leonor Varela disse...

Um mundo colorido...
um mundo feliz...
um mundo cheio de paz...
um mundo cheio de afeto...
um mundo cheio de serenidade...
um mundo cheio de esperança...
e um dia cheio de alegrias!
Passei para colorir, aquecer e alegrar
um pouco mais seu coração!
beijocas e um lindo, lindo dia

logistica cavalar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Amélia disse...

Menina que hilário essa história dos defuntos ficarem ali tanto tempo sem enterrar né, acho que á muito mais sofrido assim...aff! Vai entender os americanos...rs
Sobre vc trabalhar demais, o maridão tem toda razão, mas pelo que entendi vc não está disposta á desistir de lutar por sua família, eu faria o mesmo. Então amiga só me resta orar muito pra que Deus esteja ao seu lado agora e sempre!
Se alimenta direito e tenta tomar um trlaxante muscular pra conseguir descansar se não vc vai mesmo ficar doente!
Te amúuuuu!
Bjs

Ivana disse...

Márcia, eu já tinha visto nos filmes americanos aqueles encontros na casa dos parentes do morto, servindo as comidinhas e tudo o mais. Porém, eu não poderia imaginar que durava tanto tempo assim as comemorações e pra enterrar o morto. Que estranho... Ficar prolongando a dor... Quer dizer, pelo menos parece que eles não estão com o sofrimento tão aparente quanto se imagina, já que todos ficam bem descontraidos, rindo e comendo.
Márica, e haja $$ para alimentar esse povo durante todo este tempo!
Curiosa esta coisa da cultura, né?
Descanse e fique bem!
Beijos!

Marise von disse...

Olá Márcia,
Estou um pouco distante de tudo...
stress pós-prova.
Mas , não esqueci do seu blog.
Os funerais n interior do sul do país, tem um ritual parecido com esse...

Desejo felicidade e muita paz pra você e sua família.

Marise.

Ursinhu da Juh =] disse...

Oie manheee =]!!!
Nossa que coisa doida esse negocio de 1 semana velando um morto Oo.
Ui pra gente que nao esta acostumado é muito estranho kkkkkk, e ver o pessoal no maior papo e rindo enquanto o defunto esta la tambem é tenebroso kkkkkkk, aiai viu... e viva a diversidade cultural ne kkkk.
Mae estou muito feliz que o seu nenem grande esta voltando pra casa \O/, como é bom ne ver o filho voltar receber aquele abraço nusssss pra gente que é filho o melhor abraço é o de mae bauuummm dimaisssss!!!!!!!.
Só estou um pouquinho preocuada com tanto trabalho que voce esta fazendo =/, sei que pe por uma boa causa e admiro sua dedicação, mas Mae toma cuidado e nao exagera porque se a senhora ficar doente ai tudo vai piorar mesmo =/.
Vou orar pelo seu irmao e ppor sua mae, tenho certeza que DEUS ja esta fazendo de tudo para que tudo orcorra bem, DEUS esta no controle de todas as coisas entao descansa no SENHOR viu!!!! =].
Sei que esta mooooiiito cansada e com razao porque trabalho esgota agente ate o urrrtimo por mais maravilhoso que seja, mas Mae escreve pra gente gosto o muito de te ver escrevendo, posso ouvir sua voz quando leio acredita???? é impressionante kkkkkk.


Bjuuuuu
Te amo
Fica com DEUS =]

A Madrasta Má disse...

Gente mas aí é muito prejú! O que eu acho mais engraçado é o convite, em Londres se recebe convite e a viúva nem chora, povo chiq é outra coisa... aqui é uma luta o tal do cafezinho pq só se importam com o chá calmante KKKKKK Bjinhos da Madrasta!

Tatiane Garcia disse...

Marcia, melhoras pra sua mãe...que Deus abra os caminhos de seu irmão e lhe dê um belo emprego! E força pra vc, que carregar td sozinha não é fácil né...
agora menina, eu tb me questiono pq americano prolonga tanto o velório...fala uma coisa pra mim...morre pouca gente? pq aqui, os velórios tão sempre cheios...se o funeral demorasse uma semana, na boa, as funerárias não iam dar conta...rs...sobre a retirada dos órgãos, os corpos são embalsamados não é isso???

Blog da Fatima disse...

Nossaaaa...esses mortos dai dão muito trabalho e despesa einh??? Mas o bom é wue dão "trabalho " pra ti...ou seja (Deus que me perdoe), mas quem lucra com a morte é tu!! rsrsrsrsr...e ainda trazr o que sobra pra casa é bom demais,...e ainda mais sendo coisinhas boas!! heheheh

Amada...tem presentinho pra ti la´em casa, vai lá buscar!!!

Bjos no ♥

marta disse...

afff... amiga!! Que povo estranho??mas como disse sua ammiga: viva a diversidade cultural...
saudade de vc, agora entendo a sumidinha...mas pode ter certeza que vc esta em minhas oraçoes, sua familia tb...eu bem sei como é isso, eles precisam e contam com a gente!!! naum tem como fugir disso!!acaba faltando tempo pra gente.Mas Deus é comosco e vê nossas lutas!!!
DEus te abençoe amiga!!!beijus

Teófilo Silva disse...

Princesa.
Que seu pedido seja escutado por Deus.
Mas infelizmente seu pedido não vai ser atendido, porque acredito que Deus já traçou o destino do mundo.
E pelo caminho que o mundo leva já não restam dúvidas que a única saída para a humanidade será o Apocalipse.

Rosana disse...

Oi amiga linda, estou por aqui.... de fato não tenho aberto minha internet, bem, motivos???? Você bem sabe, estou triste, mas não estou suicida minha linda, fique tranquila, tenho rezado.... pedido a Deus que ele fique bem logo, obrigada pelo carinho, lendo seu texto eu esbocei um sorriso, foi bom pasasar por aqui e essa contagem regressiva pela espera do filhote, que maravilha não é mesmo? Minha amiga do coração, fique bem e com Deus, beijos.


Rosana Morena

Elaine Cristina disse...

Oi amiga, saudades d+ de vc!!!
Eu sempre vejo essa coisa de funeral nos filmes, acho muito estranho, mas não sabia que era por uma semana, e vc contando, nossa, parece ser mais estranho ainda rsrs
Amiga se cuida não exagera no trabalho!!!! Bjão

Luma Rosa disse...

Márcia, amanhã completa um mês que minha mãe partiu desta vida e tivemos 3 velórios. O primeiro no berço de sua família, onde as mulheres fizeram o embalsamento. Ok, viemos do pó e, ao morrer, voltamos ao pó. (Gênesis 3:19) Mas quanto tempo levará entre a morte e o sepultamento? Uma semana foi o tempo que ficamos velando seu corpo somando o tempo dos velórios. Houve a necessidade de ser velada na cidade que estava morando a cerda de 2 anos - ela fez muitas amizades, era querida e seria falta de consideraçao não deixar que as pessoas que se preocuparam com ela em vida, não se despedissem dela e depois, o último velório, foi na cidade em que viveu a vida toda depois de casada, onde familiares e amigos estejam chegavam de longe e queiriam ver o corpo, ele, sem dúvida, teria de ser embalsamado em certo grau.
Sabemos que ali está somente a carcaça e que o espírito paira além do mundo terrestre. Nossos mortos nao nos querem tristes e durante um velório, devido o tempo de espera, conversar e rir é normal. Quando alguém chega, sempre lembramos das horas que esta pessoa passou com aquela que jaz. Hoje, assim como no dia que morreu, poderia estar chorando, mas porque? Não será trazida de volta se eu chorar. E porque ficarei sem conversar, rir ou comer? Vivemos. Não sei se compreendeu o meu modo de expressar, mas pessoas vem de longe, não somente para ver o morto, mas para trazer boas palavras para os familiares.

Márcia, reserve um tempinho para você descansar! Escute os conselhos do seu marido! Beijus,

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Luma querida,
Eu entendi seu raciocínio sim e na verdade concordo com ele. No caso de sua mãe é diferente, pois houveram três velórios em ligares diferentes, mas aqui eu acho sinceramente um exagero, tendo em vista que o velório é num lugar só e muito longo pro meu modo de ver.
Mas , como dizem, cada lugar tem sua cultura e'o único que podemos fazer é aceitar, porisso eu já pedi pra ser cremada logo...assim evito toda essa coisa.
Bjs carinhosos pra você
Márcia

Geisa Machado disse...

Oi querida!
Afe mulher, que pique vc tem! Que Deus a proteja sempre.
Quanto ao velório de uma semana eu acho exagero (embora isso seja da cultura deles), mas fazer festa, rir e conversar acho muito bom. Penso que deveríamos encarar a morte como algo natural até mesmo com celebrações. É claro que não consigo agir desta forma, até mesmo pela criação que tive, mas eu gostaria de agir diferente.
Espero que tudo corra bem com a sua mãe e seu irmão, pedindo a Deus para fortalecê-los.
Bjussss

Larissa Ferreira disse...

Oi querida,
Por um acaso entrei no seu blog, e me interessei pq vc mora em New Jersey. Minha mãe está ai. Mas ela nao mora ai, só foi fazer uma visita à minha prima que mora ai há muitos anos...
As coisas dai são muito engraçadas, algumas são até melhores que o Brasil, mas enfim... E vc é de alguma igreja ai? Minha prima é da metodista.
Adorei o seu post da sua mãe. Hoje me sinto assim... Minha mae está ai há apenas uma semana, mas tem me feito tanta falta... E olha que sou casada, nao moro mais com ela. Que loucura né. O que vocÊ disse é mesmo verdade. A saudade acaba nos unindo.

Fica com Deus, e se quizer, visita meu blog

Bjs

chica disse...

Rimos muito por aqui desse teu trabalhobem animadinho e das sobras dos funerais. Que legal! Na Itália(meumarido é de lá) também é um ritual diferente do nosso. Meu sogro,quando morreu suamãe,dizia ao final:" Foi um Bello funerale!!! Pode???beijos,chica

Fred disse...

Tipo de trabalho que já encarei,e não é fácil,;
aqui no Brasil,ai então,com o cerimonial gigante,cruz credo.
Bjs

Elaine Barnes disse...

Ai amiga,Deus que abençõe esse pic todo,gostaria de ter 10% dessa disposição. Família é tudo e realmente quando assumimos as respondsabilidades o dia teria de ter 48h né?! O cansaço é porque o corpo e a mente estão totalmente em ritmo acelerado, aí não tem como né!?Cuidado pra não passar do ponto,maridão tem razão. O velório aí é inesplicável mesmo. Estranho demais! rs... Se cuida amiga! Ah o Davi está maravilhoso,muito feliz mesmo! Obrigada. Montão de bjs e abraços

Mahria disse...

Uma semana sendo velado? Aff Deus me livre. Uma maneira bem diferente de chorar os mortos. No Brasil costuma ser 24 horas e eu ainda acho muito.


Beijos
Mah