sábado, 1 de novembro de 2008

THANKSGIVEN

Em novembro de 1620, desembarcaram dos navios Mayflower e Speedwell 122 homens, mulheres e crianças, entre eles o índio americano Squanto que fora escravo e, liberto, voltava aos seus e um bebê, que nascera durante a travessia do Atlântico. Eram religiosos puritanos, vestiam-se de preto, partiram da Inglaterra para fundar a segunda colônia do país no Novo Mundo a – como não poderia deixar de ser chamada – Nova Inglaterra.
As viagens à praia onde hoje é o estado de Massachusetts eram curtas – todos tinham medo e o deserto prometia ser frio, muito frio. Começaram a construção de uma pequena vila em janeiro – até março, a neve e as doenças da travessia já haviam matado muitos. Sobraram 53 peregrinos.
Plantaram na primavera. O trigo e o centeio não vingaram na terra nova – mas Squanto ensinou-lhes a plantar milho, preparando a terra com restos de peixe.
Quando terminou a primeira colheita, em novembro de 1621, o governador da pequena colônia declarou um feriado, um dia de Ação de Graças, para que agradecessem a Deus pela comida que tinham e com a qual poderiam enfrentar aquele inverno que viria. Para a festa – diz a tradição –, os 53 convidaram os Wampanoag, tribo que vivia nas proximidades e com quem convinha viver bem. Aos patos e gansos selvagens que os peregrinos haviam caçado, somaram-se veados que os índios trouxeram.
Há dúvidas se de fato foi assim: alguns historiadores sugerem que o conflito entre nativos e brancos já era dado, embora documentos da época dêem conta de que houve sim uma festa de confraternização. Mas foram os índios que lhes ensinaram a plantar milho, fazer compotas de frutas e encarar o inverno da Nova Inglaterra. É até curioso que o estado mais à esquerda dos EUA atual – Massachusetts – seja a terra onde chegaram os puritanos.
Plymouth, esta colônia fundada pela turma que chegou no Mayflower, não é a primeira colônia inglesa. Virgínia, bem mais ao sul, foi fundada década e meia antes. Até hoje a cultura da Nova Inglaterra e a do sul são um bocado diferentes.
Thanksgiving, o mais importante feriado dos EUA, é celebrado toda quarta quinta-feira de novembro. Dia de comer peru, purê de batatas, milho cozido, torta de maçã. O tipo de coisa que os peregrinos teriam a sua disposição

Nenhum comentário: